Bia Albernaz [ Niterói , 1957 - Rio de Janeiro, 2021 ] foi poeta e escritora.

Graduada em Educação, pela PUC-RJ, mestra em Educação pelo IESAE-FGV-RJ, doutora em Letras, pela UFRJ.

Lecionou no curso de Pedagogia, do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), concentrando os estudos na relação cidade e educação, na compreensão do pensamento poético e nos processos de leitura e escrita literárias.

Preparou originais para publicação e coordenou, entre 2010 e 2021, o curso livre oferecido em sua oficina ou online, o Ateliê da Escrita Literária. Nas horas livres, filmou, fotografou, contou histórias, fez colagens, ou seja, Bia Futucatuia!

Trabalhou em organizações sociais, como FASE, Fundação Bento Rubião, Rio Voluntário e IBASE, avaliando projetos, editando, preparando e publicando material de comunicação; participando de atividades comunitárias e assessorando moradores.

Como professora, já trabalhou em todos os níveis de ensino. No campo da educação não formal ou fora da escola, realizou projetos no CCBB (Zinemutantes I e II, em 1998 e 99) e na Fundação Casa de Rui Barbosa. Atuou também no Laboratório de redação criativa da Estação das Letras (de 2001 a 2005) e na Casa da Leitura - Fundação da Biblioteca Nacional.

Fundou, com Maurício Peltier, a editora Arte de Ler (1995-99), preparou os textos de várias publicações para a Editora Versal (2010-2017), e atualmente conta com a editora-zine - oficina mínima.

Publicou livros de poesia, de contos e ensaísticos.

CONTATOlink