Cursos

Aprender nas ruas – visitas guiadas pela literatura

O curso estabelece um paralelo entre os modos de habitar e ver a cidade, tomando como referência o Rio de Janeiro. E propõe uma aprendizagem poética da e na cidade a partir da apreciação de trechos de obras de autores recentes da literatura brasileira, como Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector; O encontro marcado, de Fernando Sabino; Cidade de Deus, de Paulo Lins; Estrela da vida inteira de Manuel Bandeira; e Um crime delicado, de Sergio Santana. Valendo-se de aspectos literários – foco narrativo, personagem, diálogos, pulsação narrativa, metáfora e imagens sonoras, cena e cenário – são propostos exercícios de observação e de produção de texto aos participantes, tematizando a convivência urbana e discutindo meios de interação com ruas, paisagens, habitantes, mitos, cenas e memórias dos lugares. Duração: 20h - CURSO ENCERRADO.


Colagem leitura e escrita na biblioteca

São três etapas: 1) A cidade das bibliotecas, que privilegia a colagem como ética, reunindo real e imaginário, e estimulando a discussão dos caminhos da biblioteca, como bem público, das cidades, a partir de leituras, como Cidades invisíveis, de Ítalo Calvino; A biblioteca, de Zoran Zivkovic; A biblioteca de Babel, de Jorge Luís Borges. 2) Ler as imagens, que privilegia a colagem como estética, identificando e interpretando figuras em composições artísticas e literárias, assim como a integração entre texto, ilustrações e iluminuras, a partir da leitura de fotos, desenhos e obras artísticas em torno da biblioteca. 3) Bibliomanias, que privilegia a colagem como poética, pela descoberta de linguagens para apresentar questões ou pontos de vista específicos, a partir da organização de coleções de palavras e de lugares de poetas, escritores e artistas. Duração: 15 horas - CURSO ENCERRADO.


Contando odisseias: leitura, releitura e reconto da Odisseia de Homero

Lendo a Odisseia de Homero, compreendemos as odisseias, como diz Calvino. O curso é introdutório e propõe uma leitura poética da obra, um exercício dos participantes como intérpretes e rapsodos desse clássico, pela recriação oral e escrita, a partir de elementos discursivos e narrativos do poema homérico, como a invocação, a regressão, a eloquência, a emissão de notícias, as instruções, a crônica, o interlúdio, o reconto, a paráfrase, a personificação de um mito, o relato romanesco de aventura, a encenação pícara e o monólogo interior. Duração: 40 horas - CURSO ENCERRADO.


Outros cursos

  • Oficina de leitura e redação criativas
  • Esses leitores maravilhosos e nossas ações de incentivo à leitura
  • Ler e escrever crônicas, habitando o lugar
  • Maria Clara Machado: representação, sinceridade e domínio
  • Itinerário de Rubem Braga pela cidade: por uma cartografia histórico-poética
CURSOS ENCERRADOS.

Relacionados com Clarice Lispector

  • Ler e escrever com Clarice Lispector
  • Humanos no urbano: a escrita tenso-comunitária de Clarice Lispector
  • Clarice Lispector e a Literatura Infantil
  • 5 encontros com Clarice
  • Clarice e o sagrado
CURSOS ENCERRADOS.